"Uma das experiências mais incríveis que pude ter até hoje. É um misto de sensações a partir do momento que fazemos a inscrição no processo seletivo. Você pensa tanta coisa, fica muito ansioso, olha várias vezes ao dia o site da universidade que se candidatou, até o dia que aparece aceito, aí vem uma nova batalha, o visto e outros tantos dias de apreensão. O embarque rumo a nova vida, mesmo que rápida - realmente passa rápido-, é um dos piores momentos, a família e os amigos ficam, e a gente só leva a saudade e as fotos na bagagem!
Chegando no destino os perrengues vêem e você vai pegar metrô com duas malas lotadas para viver meses incríveis. Conhecer pessoas de todas as partes do mundo, ter uma casa nova, novas responsabilidades (acordar cedo para aproveitar o sol e lavar roupa - vida de gente grande), vivências e construir uma família nova. Os amigos são essa família que vão estar sempre ao seu lado, nos momentos bons de resenhas e viagens, assim como nos não tão bons, de saudade da tua família que ficou no Brasil, mas eles estarão ali sempre te dando apoio.
No seu intercâmbio viva cada dia o mais intensamente possível, estude, vá a festas, viajar, conheça os sítios (bem portuguesa agora) que só os moradores vão, e sinta-se pertencente àquele lugar, por mais que seja pouco tempo, essa é A TUA NOVA CASA (lema da U. Porto)! E principalmente seja muito feliz, você é único do seu jeito de ver e viver as coisas, mas é a melhor maneira de encarar a vida e essa experiência."