O Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-Colômbia – BRACOL surgiu da parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN). O Programa consiste na mobilidade de estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento, abrangendo cursos disciplinares em exatas, humanas e saúde, pelo tempo de um semestre acadêmico.
O programa é promovido nos termos do Acordo de Cooperação firmado em 26 de outubro de 2011 entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores (DELP/MRE) e da Embaixada da Colômbia no Brasil.
O principal objetivo do BRACOL é promover a cooperação acadêmica entre Brasil e Colômbia. Foi lançado em 2014 e já conta com 11 edições, sendo que das instituições associadas ao GCUB, 46 possuem histórico de adesão. Mais de 210 estudantes ao total, brasileiros e colombianos, participaram da mobilidade acadêmica oferecida pelo BRACOL.
Entre os benefícios do programa, estão inclusas as isenções de taxas acadêmicas, auxílio com refeições e alojamento para os estudantes, bem como algumas ajudas opcionais. Essas conveniências são aplicáveis tanto para os estudantes do Brasil quanto para os acadêmicos da Colômbia.
Para mais informações, acesse este link.