Os convênios institucionais de Cooperação da Universidade Estadual de Feira de Santana, gerenciados pela Assessoria Especial de Relações Institucionais (AERI), visam estreitar os laços com Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais para promover atividades de cooperação acadêmica, a exemplo da mobilidade discente, docente e de pessoal técnico, assim como atividades conjuntas de pesquisa.
A propositura de um convênio de cooperação se dá por iniciativa de um docente, da instituição de ensino superior ou da própria UEFS, através da AERI. Depois de cumpridas as formalidades de praxe, a minuta segue para análise, aprovação e assinatura do(a) Reitor(a) da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Os convênios da UEFS procuram seguir o princípio da reciprocidade no que se refere à isenção de cobrança de taxas acadêmicas, facilitando as relações interinstitucionais e a mobilidade acadêmica.
Com o objetivo de promover a internacionalização, a UEFS está sempre em busca de novos convênios em diferentes países como meio de ampliar as oportunidades acadêmicas.